INTEGRANTES PRODUZEM MATERIAIS EDUCATIVOS SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS PARA AÇÕES EM ESCOLAS DE PAULO AFONSO-BA 🪳

A Doença de Chagas é uma enfermidade parasitária transmitida pelo Trypanosoma cruzi, principalmente pelo inseto “barbeiro”. Com o propósito de enfrentar a doença, no dia 04 de outubro de 2023, membros do Programa Escola Verde (PEV) dedicaram-se a uma iniciativa educativa significativa. Sheila Bernardo, João Oliveira, Edenilson Teixeira, Ívine Carvalho, Vanessa Carmo e Williames da Silva uniram esforços para criar um conjunto abrangente de materiais educativos sobre essa enfermidade.

Endêmica nas Américas, pode também ser contraída por transfusões, transplantes, Fecal-oral ou verticalmente. Com fases aguda e crônica, a infecção, se não tratada, pode levar a complicações cardíacas e gastrointestinais. A prevenção envolve controle de vetores, triagem de doadores e educação comunitária.

A atividade, focada na produção de materiais interativos, teve como objetivo principal disseminar informações sobre a doença, promovendo a conscientização e a prevenção dos estudantes e profissionais da Escola Municipal Rita Gomes de Sá, localizada no Pitoresco povoado Malhada Grande, no município de Paulo Afonso, estado da Bahia.

O materiais incluem diversos elementos pedagógicos, como folder, quebra-cabeças, perguntas para o jogo de aprendizado baseado em jogos (GBL) e posters que foram doados para a escola.

Essa iniciativa do PEV destaca-se como um passo importante na conscientização e na educação sobre essa questão relevante de saúde pública.

Os pôsters estão disponíveis para divulgação e podem ser baixados pelas imagens em anexo.

Por Alex Luis Rosa Alves
Categoria: Saúde Ambiental