AÇÃO EDUCATIVA SOBRE ONDAS DE CALOR MOBILIZA POPULAÇÃO DE PAULO AFONSO-BA EM AÇÃO NA USF DELMIRO GOLVEIA 🔥

Uma ação educativa foi promovida, no último dia 10 de novembro pelo Programa Escola Verde (PEV) na Unidade de Saúde da Família (USF) Delmiro Golveia em Paulo Afonso-BA, abordando de maneira esclarecedora as preocupações relacionadas às ondas de calor na região. Foram mais de 50 pessoas impactadas.

O foco do projeto foi discutir as implicações das ondas de calor e apresentar estratégias de proteção para a população local. O projeto foi liderado pelos discentes da Univasf Paulo Afonso e integrantes do PEV, Antonio Rafael, Ana Cristina, Ana Beatriz, Carizia Cruz, Geovana Cavalcante, João Paulo Galvão, José Cloves e Victoria Prado.

A atividade foi realizada nas dependências da USF Delmiro Golveia, estabelecendo um ambiente propício para a disseminação de informações relevantes sobre saúde e bem-estar. A abordagem escolhida para a ação foi a exposição dialogada, permitindo uma interação direta com os pacientes presentes, além de envolver algumas funcionárias locais. A explicação abordou não apenas os impactos das ondas de calor, mas também medidas práticas para evitar desidratação e proteger-se adequadamente.

Houve participação ativa dos moradores, como dona Maria José, moradora do bairro, que compartilhou sua perspectiva positiva em relação à ação: “Nesse calor intenso, é muito bom ter uma explicação do que fazer e como fazer para não desidratar, né? É importante para evitar câncer de pele também. Acho que essa palestra foi muito boa para a gente conseguir enfrentar esse calorão que parece não acabar mais.”

Por Bruno Soares
Categoria: Saúde Ambiental