AÇÕES DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES EM PARCERIA COM O NUCA MOBILIZAM REDE DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CABROBÓ-PE 🦟

As arboviroses, causadas por vírus e transmitidas principalmente por mosquitos, representam uma preocupação constante na nossa sociedade. Dengue, Zika e Chikungunya são exemplos dessas doenças, cujo combate envolve medidas simples para erradicar o mosquito Aedes aegypti, seu vetor principal. Em um esforço conjunto, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) de Cabrobó-PE, em parceria com o Programa Escola Verde (PEV), promoveu ações intensivas contra as arboviroses de 25 de setembro a 6 de outubro de 2023, impactando cerca de 800 pessoas, entre alunos e educadores das escolas locais.

Num primeiro momento, Riccardo Gabhryel e sua equipe do NUCA reuniram-se com os agentes de endemias para planejar estrategicamente as ações de combate. Em seguida, conscientes da desinformação e negligência em relação às práticas diárias, realizaram palestras de sensibilização nas escolas estaduais EREM José Caldas Cavalcante, EREM Senador Paulo Guerra e Escola Estadual Ministro Marcos Freire. Nessas palestras, explicaram de maneira clara como as arboviroses se proliferam e como combatê-las.

O propósito da sensibilização foi consolidar e manter as ações de combate planejadas para o futuro. Com a participação de aproximadamente 20 pessoas, entre funcionários da prefeitura e membros do NUCA, as iniciativas impactaram diretamente cerca de 800 pessoas ao longo do processo.

Por Laura Bruna e Yan de Castro
Categoria: Saúde Ambiental