I CINEAI REÚNE CERCA DE 1.200 PESSOAS EM ATIVIDADES AMBIENTAIS 🧑🏽‍🏫🌎

Durante os dias de 22 a 25 de novembro de 2023, cerca de 1,2 mil pessoas estiveram reunidas de forma remota e presencial no I Congresso Internacional de Educação Ambiental Interdisciplinar, participando de atividades como palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas, exposições, visitas técnicas, dentre outras.

O evento realizado pelo Programa Escola Verde e o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental Interdisciplinar, contou com a colaboração da Univasf, UPE, FACAPE, IF Sertão PE e UNEB, além de Unimed, Embrapa, Codevasf, Compesa, Argofruta, Chesf, dentre outras instituições públicas e privadas da região.

O evento contou com grandes personalidades do ambientalismo e da academia, como o professor Enrique Leff, que proferiu palestra diretamente do México, e o professor Manuel Carlos, de Portugal. Além de participantes da Argentina, Peru, Colômbia, Moçambique, Angola, Canadá, dentre outros países e regiões do Brasil.

Apesar da desistência de alguns palestrantes e dificuldades técnicas em algumas transmissões nas atividades híbridas, o evento conseguiu cumprir seus objetivos de congregar pessoas e diferentes experiências para a troca de informações. Mesmo sendo um evento sem financiamento, com a maioria dos participantes com inscrição gratuita, sem o apoio institucional devido, os organizadores avaliam como um sucesso a realização do I CINEAI, que superou em muitos aspectos as expectativas iniciais.

“Me gustó sobre todo el primer día. Las preguntas de los estudiantes brasileños excelentes como siempre! El segundo día con los problemas técnicos pues fue otra cosa pero en general me quedo con muy buena impresión del evento. Ojalá hubiera podido ir porque el resto del programa se veía increíble”. Héctor José Martínez Arboleya (México)

“Foi bom o congresso. Só agradecer e parabenizar toda equipe pela organização”. Daniella Guerrero Rubello (Rio de Janeiro)

“Que evento lindo. Parabéns. Só agradecer muitas experiências boas, diálogos com professores de vários lugares. É pra isso que a gente vai para eventos, para fazer estas conexões. Aproveitei o que pude do evento”. Flávia Pedrosa (Rio Grande do Sul)

“O CINEAI foi um evento e excelente, com uma programação bastante diversificada. Participei de vários minicursos, mesas redondas, palestras, com profissionais que têm domínio sobre o assunto”. Claudio Alencar (Araripina, Pernambuco)

“Foi um evento muito importante, rico de informações, com grande palestrantes. Parabéns aos organizadores por este importante instrumento de defesa da educação ambiental no Brasil”. Antonio Messias (Monte Santo, Bahia)

CERTIFICADOS E PUBLICAÇÃO DOS ANAIS 📚

Os certificados para quem participou do evento, apresentou artigo (banner ou oral), já estão disponíveis na Área do Participante.

Em breve os certificados de monitores, supervisores, palestrantes e organizadores estarão disponíveis aqui na página inicial do site do CINEAI.

Os Anais do evento também estão sendo preparados, com cerca de 300 artigos, e em breve estarão disponíveis para download. A previsão é para o mês de fevereiro de 2024.