CAPACITAÇÃO SOBRE PLANTAS TÓXICAS EM UBS DE PAULO AFONSO-BA AMPLIA LEQUE DE CUIDADOS DE SAÚDE PARA A POPULAÇÃO 🌼

Plantas tóxicas são espécies vegetais que apresentam compostos que podem ser prejudiciais aos seres humanos e outros animais e são frequentemente encontradas em jardins e parques, pois muitas apresentam extrema beleza. Para prevenir e tratar de acidentes com esse tipo de vegetação, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram uma capacitação sobre plantas tóxicas ou potencialmente tóxicas na USF Santa Inês para a equipe profissional do local no município de Paulo Afonso-BA, impactando diretamente mais de 20 pessoas, mais inúmeras outras que serão beneficiadas com a atividade educativa.

A capacitação aconteceu no dia 20 de outubro de 2023, com explanação sobre as plantas tóxicas presentes no município, os seus princípios ativos tóxicos e medidas gerais de suporte em casos de intoxicação. As apresentações foram coordenadas pelo professor David Fernandes do Colegiado de Medicina da Univasf Paulo Afonso.

A atividade desenvolvida faz parte do Projeto de Extensão PIBEX: “Capacitação em Fitoterapia Científica da Equipe de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Santa Inês do Município de Paulo Afonso”, protagonizado pelos discentes Larissa Nunes e Pedro Victor Vieira, integrantes do PEV.

Por Caio Sales
Categoria: Saúde Ambiental