ALUNOS DE ESCOLA EM MALHADA GRANDE (BA) RECEBEM ATIVIDADES DIVERTIDAS E EDUCATIVAS SOBRE DOENÇA DE CHAGAS 🪳

A Escola Municipal Rita Gomes de Sá, localizada no povoado Malhada Grande, no município de Paulo Afonso-BA, recebeu o Programa Escola Verde (PEV) junto a profissionais da saúde e educadores para uma iniciativa de sensibilização de alunos sobre a Doença de Chagas. Foram mais de 40 estudantes envolvidos na atividade do dia 06 de outubro de 2023, com atividades lúdicas e informativas, cujo objetivo era ensinar de forma envolvente e acessível sobre os riscos, a prevenção e os cuidados relacionados a essa enfermidade.

A escola se transformou em um espaço de aprendizado interativo. Os corredores ganharam decorações temáticas, e as salas de aula se tornaram palcos para jogos, teatros e atividades que destacavam os aspectos importantes da doença, de maneira adaptada à faixa etária dos alunos.

Os estudantes se engajaram em jogos educativos que explicavam a transmissão, os sintomas e as medidas preventivas da doença de Chagas. Com brincadeiras que simulavam o ciclo de vida do inseto transmissor, as crianças puderam compreender de forma prática como ocorre a contaminação e como evitar a proliferação do vetor.

Essa abordagem inovadora recebeu elogios dos pais e da comunidade escolar, destacando a importância de introduzir temas de saúde de forma não apenas informativa, mas também divertida e envolvente para as crianças.

A ação não só ampliou o conhecimento dos alunos sobre a doença de Chagas, mas também evidenciou a eficácia de estratégias lúdicas e interativas para abordar temas complexos de saúde, transformando a aprendizagem em uma experiência divertida e memorável.

Por Rafaela Magalhães
Categoria: Educação Ambiental