ESTUDANTES DO IFSERTÃOPE PETROLINA FORMULAM ÓLEOS ESSENCIAIS A PARTIR DE ERVAS DE HORTA PRÓPRIA IMPLANTADA EM PARCERIA COM O PEV 🌱

Em uma iniciativa inovadora, cerca de 15 estudantes de química geral do IFSertãoPE Campus Petrolina estão colhendo os frutos de uma experiência única ao produzir óleos essenciais a partir de ervas cultivadas na horta da instituição, que foi implantada em parceria com o Programa Escola Verde (PEV). A atividade, que começou como um projeto educacional, rapidamente se transformou em uma oportunidade enriquecedora para os jovens aprenderem cada vez mais em atividades práticas como essa.

A iniciativa comandada pela professora Leila Soares começou no mês de outubro e vai continuar sendo uma ação contínua realizada pelos alunos. Nessa atividade os estudantes coletaram ervas cidreira, eucalipto e alecrim, e aprenderam sobre os processos de colheita, de secagem adequada e, finalmente, sobre o método de destilação para extrair os óleos essenciais.

Os óleos essenciais, obtidos por meio de métodos de destilação ou prensagem a frio, são concentrados e capturam os compostos voláteis das plantas. Suas propriedades variadas incluem antissépticas, anti-inflamatórias, relaxantes e até mesmo estimulantes. Cada óleo essencial traz consigo um perfil distinto de benefícios, proporcionando uma ampla gama de aplicações.

Por Rafaela Magalhães
Categoria: Horta Agroecológica