ENGAJAMENTO AMBIENTAL: MEMBROS DO PEV REALIZAM ATIVIDADES DE COLETA SELETIVA PELO VALE DO SÃO FRANCISCO E REGIÃO 🚯

Entre os meses de agosto e outubro de 2023, mais de 20 integrantes do Programa Escola Verde (PEV) engajaram em ações, coletivas ou individuais, de coleta seletiva de resíduos em suas residências e em locais estratégicos espalhados por diversas localidades do Vale do São Francisco e região, como Petrolina-PE, Juazeiro-BA, Salgueiro-PE, Camaçari-BA, entre outras.

A coleta seletiva de resíduos é uma ação contínua do PEV que constitui uma iniciativa marcante na sociedade. Essas atividades se mostraram cruciais, pois, além da iniciativa coletiva promovendo a limpeza e o exemplo em espaços públicos, as práticas individuais em casa são também fundamentais para construir um processo de conscientização ambiental.

A correta separação de resíduos orgânicos e secos tornou-se uma oportunidade única para aprimorar a organização e a dinâmica familiar. Helaynne Maria, integrante do PEV, relatou que “separar o lixo reduziu muito a quantidade de sacolas, pois muitas vezes os grandes objetos tomavam espaço, fora que ficou menos estressante e o pessoal da coleta receberá um lixo sem sujeira de comida. É uma atividade que vou manter na minha casa e compartilhar.”

O engajamento do PEV e seus membros representa um exemplo inspirador de como a ação comunitária e a responsabilidade individual podem convergir para um objetivo comum de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A coleta seletiva, quando realizada de maneira abrangente e consistente, desempenha um papel crucial na redução do impacto ambiental e na promoção de práticas mais responsáveis em nossa sociedade.

Por: Pablo Wilker
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem