MANEJO DE NINHOS E CONSERVAÇÃO DAS ABELHAS: A IMPORTÂNCIA AMBIENTAL E ECONÔMICA DAS ESPÉCIES ENDÊMICAS DA CAATINGA 🐝

Uma ação de manejo rotineiro de visualização de ninhos de abelhas de espécies endêmicas da caatinga foi realizado por integrantes do Programa Escola Verde (PEV) no dia 07 de outubro de 2023 em suas residências. A atividade envolveu a inspeção das caixas de forma ágil devido à natureza delicada da intervenção na estrutura das colmeias, a fim de identificar a presença de patógenos ou a ocorrência de doenças. Além disso, foi feita a identificação da rainha, verificando-se sua saúde, uma vez que ela desempenha um papel fundamental na gestão da colmeia e na organização das operárias.

O manejo foi conduzido por Thais Reis e Henrique Breno, estudantes do quarto período do curso de Engenharia Agronômica do IFSertãoPE Campus Petrolina Zona Rural. Eles destacaram a importância da preservação das espécies, especialmente as endêmicas da Caatinga, enfatizando a relevância desses insetos tanto no contexto ambiental quanto socioeconômico, ressaltando a docilidade das abelhas, o que possibilita sua criação em ambientes domésticos sem o risco de acidentes, considerando que possuem o ferrão atrofiado.

Essa iniciativa reforça o compromisso do Programa Escola Verde (PEV) com a sensibilização ambiental e a importância da preservação das espécies locais, especialmente na valorização e proteção das abelhas, essenciais para a manutenção dos ecossistemas e da biodiversidade da região da Caatinga.

Por Bruno Soares Dias
Categoria: Caatinga