OFICINA COM ARGILA À MÃO LIVRE NA ESCOLA JOCA DE SOUZA OLIVEIRA: UMA EXPERIÊNCIA TÁTIL E CRIATIVA PARA ALUNOS DO EJA 🎨

Uma importante ação educativa promovida pelo Programa Escola Verde (PEV) aconteceu no dia 18 de outubro de 2023, na escola Joca de Souza Oliveira, situada no bairro Maringá em Juazeiro-BA: uma oficina com argila, envolvendo diretamente cerca de 20 alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Durante a oficina, os alunos mergulharam na arte da modelagem livre com argila, revivendo memórias da infância e redescobrindo a alegria de criar com as mãos, como expresso por Maria das Graças, aluna do programa EJA da escola. “Ao moldar a argila, lembrei-me da minha infância e das brincadeiras com barro. Foi uma experiência comovente e inspiradora”, compartilhou entusiasmada.

A atividade foi realizada em colaboração com integrantes do PEV, dentre eles a Jussara Correia, e com os alunos da escola Joca, proporcionando uma oportunidade única para os participantes expressarem sua criatividade de maneira tátil e artística. A ação demonstrou-se um verdadeiro sucesso, reforçando o compromisso da Escola Joca de Souza Oliveira em proporcionar experiências educativas significativas e instigantes, não apenas para seus alunos, mas também para a comunidade local.

O PEV incentiva o envolvimento em mais atividades práticas e artísticas que promovam a expressão criativa e a conexão com as raízes culturais e artísticas da região, assim como a continuação de atividades práticas e lúdicas que enriquecem o aprendizado e promovem a conexão dos alunos com diversas formas de expressão artística.

Por Bruno Soares
Categoria: Arte Ambiental