CONSTRUÇÃO DE MAQUETE SUSTENTÁVEL INTEGRA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS NO DIA NACIONAL DO TRÂNSITO 🚦♻️

Em um esforço e estímulo ao senso crítico sobre o as possibilidades de transformação de materiais que seriam descartados, a integrante do Programa Escola Verde (PEV) Amanda Resente, esteve construindo, junto a sua sobrinha, uma maquete sustentável para apresentação na sua escola. A atividade ocorreu entre os dias 24 e 25 de setembro de 2023 e teve como objetivo principal uma apresentação sobre o trânsito, mas acabou envolvendo a coleta seletiva e a reciclagem, tendo em vista a utilização de materiais que seriam descartados.

Amanda coordenou a ação como uma estratégia de educação ambiental para fortalecer boas ideias junto a sua família, dando enfoque os cuidados que devemos ter com o meio ambiente. A atividade, que mobilizou a família da integrante, envolveu sensibilização sobre o trânsito, o senso crítico sobre o descarte de materiais no meio ambiente e a possibilidade de transformação destes em outros que podem ser inseridos em tarefas do dia a dia, como trabalhos escolares neste caso.

Foram utilizados diversos materiais recicláveis: papelão, caixas de remédios, bucha de lavar louça, papéis coloridos e carrinhos de brinquedos.

A ação mostrou a possibilidade de estimular à participação tanto individual, quanto coletiva, ressaltando a importância e as possibilidades de inserir a educação ambiental em diferentes âmbitos e atividades escolares.

Por: Amanda Matos Resende
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem, Educação Ambiental