EDUCAÇÃO EM SAÚDE: AÇÃO EDUCATIVA SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS CONSCIENTIZA MORADORES DE PAULO AFONSO-BA 🪳

Uma importante ação educativa em saúde marcou o dia 20 de setembro de 2023 no Povoado Malhada Grande, em Paulo Afonso-BA. O Programa Escola Verde (PEV), em parceria com o projeto de extensão “Vigilância entomológica, promoção e educação em saúde da doença de Chagas” da Univasf campus Paulo Afonso, realizou uma atividade que teve como objetivo informar e conscientizar os moradores sobre a doença de Chagas e sua relação com o barbeiro, vetor transmissor da doença. Foram mais de 20 ouvintes durante as apresentações, mas muito mais serão impactados com a educação contínua promovida pelo cartaz exposto.

A ação teve a coordenação da professora Anekécia Lauro e dos estudantes Ana Carla, Edenilson Teixeira e João Gabriel. Os moradores e usuários da UBS local receberam informações sobre os locais onde os barbeiros se escondem dentro de casa ou em suas proximidades, assim como os modos pelos quais a doença pode ser contraída. Além disso, foram alertados sobre a importância do diagnóstico na fase aguda, garantindo que, em caso de contaminação pelo Trypanosoma cruzi, o tratamento seja eficaz e evite o desenvolvimento da fase crônica da doença.

O engajamento da comunidade e a parceria entre o PEV e a UBS demonstram a importância na prevenção de doenças, além de aguçar a cidadania e a responsabilidade social sobre a saúde pública.

Confira o cartaz utilizado e replique na sua localidade: https://drive.google.com/file/d/1x9h68V7JqNDdR83q7GO3UjzQqbxIzdlu/view?usp=sharing.

Por Bruno Soares
Categoria: Saúde Ambiental