MOMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DA COLETA SELETIVA MOVIMENTA UBS EM PAULO AFONSO (BA) ♻️

A coleta seletiva é uma prática ambientalmente consciente que desafia a forma tradicional de descartar resíduos. Em Paulo Afonso-BA, uma iniciativa super interessante de integrantes do Programa Escola Verde (PEV) chamou a atenção da comunidade. No dia 22 de setembro de 2023, Victoria Alves e Antônio Rafael promoveram um momento de educação ambiental na UBS São João, localizada no BTN III da cidade, que teve como foco principal a coleta seletiva.

A palestra não apenas destacou a importância da coleta seletiva em termos de sustentabilidade ambiental, mas também ressaltou seu impacto positivo na saúde da população. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender como implementar essa prática em suas próprias casas. Além disso, receberam orientações sobre o descarte adequado dos resíduos, contribuindo assim para um ambiente mais limpo e saudável.

Em vez de misturar todos os tipos de resíduos em um único recipiente, a coleta seletiva envolve a separação cuidadosa em categorias específicas, como papel, plástico, vidro e metal. Essa ação não apenas facilita o processo de reciclagem, mas também contribui significativamente para a redução da quantidade de resíduos que acabam em aterros sanitários e lixões, ajudando a preservar o meio ambiente.

Para garantir que a informação fosse acessível a todos, o material produzido durante a palestra foi fixado na parede da UBS, em um local visível. Ao final da apresentação, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas, promovendo uma compreensão mais profunda sobre a importância da coleta seletiva.

Por Alex Luis Rosa ALves
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem, Educação Ambiental