DENGUE SOB CONTROLE: CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO NA UBS JARDIM BAHIA MOVIMENTA COMUNIDADE EM PAULO AFONSO (BA) 🦟

A dengue é uma doença viral transmitida pela espécie Aedes aegypti, é uma doença muito comum no Brasil. Pensando nisso, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) realizaram, no dia 20 de setembro de 2023, uma ação de sensibilização sobre a dengue na Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Bahia, em Paulo Afonso-BA. A atividade teve como objetivo informar e sensibilizar a comunidade local sobre a prevenção e os cuidados necessários para evitar a propagação da arbovirose, impactando mais de 10 pessoas no momento expositivo.

A ação em saúde foi desenvolvida por Matheus Malaquias, Larissa Nunes e Luan Andrade, em colaboração com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que atuam na UBS Jardim Bahia. As pessoas abordadas receberam uma pequena apresentação dos integrantes do PEV com informações valiosas sobre como prevenir a dengue.

A dengue é causada por quatro diferentes tipos de vírus, conhecidos como sorotipos 1, 2, 3 e 4. Os sintomas podem variar de leves a graves e incluem: febre alta, dor de cabeça intensa, dor nos olhos, dor nas articulações e músculos, bem como erupção cutânea. Sua forma grave é também chamada de dengue hemorrágica, quando ocorrem quadros de sangramentos. A prevenção é o melhor caminho no caso dessa doença, já que não existe um tratamento específico.

Por Alex Luis Rosa
Categoria: Saúde Ambiental