APRENDA A FAZER PAPEL RECICLADO E DIVIRTA-SE AJUDANDO O MEIO AMBIENTE ♻️

A reciclagem é um processo interessante para evitar que materiais sejam descartados e alimentem a enorme quantidade de lixo produzida pelos seres humanos. O Programa Escola Verde (PEV) incentiva e participa de atividades do tipo, sendo seus integrantes catalisadores de mudanças de comportamento para um futuro melhor.

No dia 28 de junho de 2023, a integrante Samira Mel deu o exemplo e fez papéis reciclados em um processo bacana que descreveu em detalhes. Confira seu relato e aprenda a fazer você mesmo:

“Comecei coletando papel usado, como jornais, papéis da faculdade ou papelão. Certifiquei-me de remover quaisquer clipes, grampos ou outros objetos metálicos. Cortei o papel usado em pequenos pedaços e os coloquei em uma bacia. Em seguida, adicionei água suficiente para cobrir o papel e o deixei de molho durante a noite para amolecer. No dia seguinte, depois que o papel estava bem molhado e macio, usei um liquidificador para transformá-lo em uma polpa. Adicionei pequenas porções de papel ao liquidificador e cobri com água. Em seguida, bati até obter uma mistura homogênea e pastosa. Posteriormente, enchi um recipiente grande com água e coloquei a polpa de papel preparada. Mexi suavemente para dispersar as fibras de papel na água. Em seguida, mergulhei uma tela fina na água com a polpa e levantei-a com cuidado para que uma camada fina de polpa ficasse na superfície da peneira. Deixei a água escorrer da peneira por alguns instantes até que a polpa formasse uma folha uniforme. Usei uma esponja para absorver o excesso de água e pressionei suavemente a folha de papel na peneira para ajudar na remoção da umidade. Logo após, coloquei as folhas úmidas em um local bem ventilado da casa para secar. Cerca de 4 horas depois, as folhas já estavam secas.”

Ela realizou a atividade com sua prima e o mais desafiador foi cortar os papéis, formar a pasta e mergulhar na tela.

Por Yan de Castro
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem