ESTUDANTES DE ECOLOGIA DA UNIVASF REALIZAM VISITA A COOPERATIVA DE RECICLAGEM E CONHECEM PROCESSO NA ÍNTEGRA ♻️

A população brasileira produz mais de 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos anualmente e uma parcela considerável desse lixo poderia ser reciclada. Visando conhecer como funciona o processo de separação do lixo, a turma de Economia Ambiental do curso de Ecologia da UNIVASF Campus Senhor do Bonfim (BA) fez uma visita, no dia 01 de junho de 2023, a cooperativa Recicla Jacobina, no município homônimo, na Bahia.

Durante a visita, a integrante do Programa Escola Verde (PEV), Macleia Nunes contou sobre a visita e o trabalho realizado no local. Todas as etapas foram mostradas: desde a coleta do material, a separação até a venda para reciclagem. Na cooperativa é realizado ainda compostagem com materiais orgânicos descartados – como restos de comida, folhagens e serraria. Ao material final é adicionado farinha de osso, formando um adubo rico em cálcio, pronto para ser comercializado.

Cooperativas de reciclagem são organizações responsáveis por realizar um conjunto de ações em diferentes etapas, como recebimento dos materiais, triagem e destinação final dos resíduos sólidos para reciclagem ou aterro, sendo este último apenas quando não há solução de reaproveitamento.

Esses espaços também são responsáveis por gerar emprego e renda para milhares de trabalhadores brasileiros. Portanto, ao separar corretamente o lixo reciclável você não faz apenas sua parte pelo meio ambiente, mas garante dignidade para pessoas em condições de vulnerabilidade social.

Por Yan de Castro
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem
Fonte: Recicla Sampa