RESÍDUO DE ÓLEO DE COZINHA É USADO PARA PRODUÇÃO DE SABÃO CASEIRO DE MANEIRA SIMPLES 🫧

Após sua utilização, o óleo de cozinha gera um resíduo que não deve ser descartado no lixo comum e muito menos despejado na tubulação. Pensando nisso, integrantes do Programa Escola Verde (PEV) frequentemente estão destinando esse resíduo para a produção de sabão, uma alternativa correta e interessante de descarte correto.

A produção caseira demanda uma certa quantidade de tempo e disposição, mas os benefícios de se retirar do meio ambiente um resíduo é gratificante. Além de fazer a separação no dia a dia, alguns integrantes colocam a mão na massa para produzir.

Em maio de 2023, a Telma Janine juntou cerca de 15 litros de óleo de sua casa para destinar à produção de sabão pela sua vizinha. Já o Járed Leite fez uma busca em sua vizinhança para coletar óleo usado e ele mesmo fez o processo de fabricação, o qual criou um pequeno tutorial para os leitores, acesse já: bit.ly/sabaoeoleo.

No mês de junho, a Samira Mel deu o exemplo ao armazenar o óleo usado e posteriormente fazer o sabão junto a sua mãe. Além dos benefícios ambientais, é uma oportunidade de passar mais tempo com a família.

Que tal começar a armazenar o óleo usado em sua casa e até produzir o sabão? Você pode, ainda, buscar vizinhos e familiares que já realizam o processo. Acesse já o tutorial e faça você mesmo: bit.ly/sabaoeoleo.

Por Yan de Castro
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem, Sustentabilidade