CANUDOS FEITOS DE PAPEL RECICLADO SÃO UTILIZADOS PARA CONSTRUIR CESTAS TRANÇADAS ♻️

A reciclagem de materiais é um meio muito eficiente de retirar resíduos do meio ambiente. Um desses materiais é o canudo, muito utilizado no dia a dia e que possui alto impacto ambiental. Pensando nisso, a integrante do Programa Escola Verde (PEV), Diana Dandara, tomou a iniciativa de construir cestos trançados com canudos de papel machê reciclado com o propósito de exibir o seu trabalho na Oficina de Cestaria na Escola Joca de Souza Oliveira.

Nos dias 24, 25 e 27 de junho de 2023, a integrante preparou os materiais e colocou a mão na massa. Para a elaboração das cestas, foram empregados materiais como papel machê reciclado, tintas, cola, tesoura e uma pequena quantidade de água. Trata-se de um exemplo do que pode ser feito com resíduos comuns do dia a dia.

O processo foi dividido em etapas, onde Diana deixou o papel machê de molho para alcançar a textura requerida. Em seguida, os papéis foram cuidadosamente dobrados e recortados, ajustados às dimensões desejadas. Por fim, a integrante produziu os canudos que seriam utilizados para dar forma à cesta de papel.

Para Diana, essa foi uma atividade interessante de ser realizada, salientando que é necessário dedicar um tempo e atenção. O processo como um todo foi uma ação criativa e, ao mesmo tempo, sustentável.

Por Ana Paula Loiola
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem