CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE HORTAS CONTRIBUEM COM A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E O RESTABELECIMENTO DA BIODIVERSIDADE 🌱

A criação e a manutenção de hortas são iniciativas capazes de trazer mudanças significativas para o meio ambiente e o ser humano. No período entre abril e julho de 2023, foram desenvolvidas inúmeras atividades de criação e manutenção de hortas domésticas em apartamentos, casas urbanas e rurais do Vale do São Francisco e do Sertão Pernambucano em cidades como Salgueiro, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista (PE).

São inúmeros os benefícios de criar e cuidar de uma horta, entre eles a alimentação saudável, o restabelecimento da biodiversidade, a melhor qualidade do ar, a redução da contaminação na produção de alimentos, o contato e a integração com a natureza, assim como a qualidade e durabilidade dos vegetais e hortaliças.

Entre as atividades realizadas, podem-se citar a construção de canteiros, plantio, rega, poda, limpeza, adubação, correção de solo, produção de novas mudas, replantio de mudas, implantação de sistemas simples de drenagem, feito com pedras, manutenção de mini estufa, plantio de mudas em copos descartáveis e garrafas PET para transplante para o solo na fase ideal.

Foi plantado uma variedade de vegetais, como hortelã, coentro, cebolinha, pimenta-de-cheiro, cebola, alho, tomate, beterraba, tomate-cereja, alface, orégano e pimentão. Estiveram envolvidos cerca de 15 integrantes do Programa Escola Verde (PEV): Arali dos Santos, Bianca dos Santos, Chryslanne Freire, Diego Vitor, Gean Carlos, Isabella Alves, Lucas Rosendo, entre outros.

Por Jucinara Coutinho
Categoria: Horta Agroecológica