ATIVIDADE ARTÍSTICA UTILIZA ODS COMO BASE PARA RETRATAR PROBLEMAS SOCIAIS DA HUMANIDADE 🎨

A arte tem como um dos seus pilares a transmissão de uma mensagem, seja ela educativa, disruptiva ou inspiradora. Pensando nisso, entre os dias 11 e 15 de maio de 2023, a integrante do Programa Escola Verde (PEV), Diana Dandara, esteve produzindo trabalhos artísticos sobre problemas e questões sociais tendo como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Dentre as diversas questões sociais existentes, Diana decidiu abordar o tema “Erradicação da pobreza mundial”. A aluna inspirou-se em alguns artistas renomados, como Fernand Pelez, que utilizava suas obras de arte para transmitir e retratar questões sociais. Durante a atividade, ela reproduziu a obra mais famosa do artista, intitulada “Un Martyr. Le marchand de violettes”.

Para a realização do trabalho artístico, a aluna fez pesquisas e utilizou materiais como folhas A4, tintas, cola e diversos outros recursos. O resultado demonstrou o engajamento na atividade, revelando seu empenho e criatividade.

Sendo o PEV um movimento social de mobilização das escolas e comunidades para o enfrentamento dos problemas socioambientais, a arte também pode ser uma abordagem que amplia o alcance da conscientização social e ambiental, transcendendo as salas de aula e alcançando diferentes comunidades.

Por Ana Paula Loiola
Categoria: Arte Ambiental