ATIVIDADE DE PLANTAÇÃO E COLHEITA EM HORTA ESCOLAR APROXIMA CRIANÇAS DO MEIO AMBIENTE 👶🏽🌱

Ocorreu no último dia 17 de julho de 2023, na hortinha escolar da Unidade de Nova Semente Maria do Socorro Granja em Petrolina-PE, a plantação e a colheita de verduras e hortaliças com crianças da turminha do berçário – que abrange as faixas de 1 a 2 anos de idade, em ação organizada pelo Programa Escola Verde (PEV).

A atividade envolveu cerca de 20 crianças, inicialmente foi desenvolvido um planejamento junto com a gestão da instituição para que houvesse a introdução do tema em sala de aula, para em um segundo momento ser desenvolvido as atividades práticas com os pequeninos, onde plantaram sementinhas de coentro e fizeram também a colheita.

O contato das crianças com a terra, com as sementes, com água, plantas e hortaliças propiciados através de um espaço verde como esse, da horta escolar, contribuem para estreitar a relação delas com a natureza.

A ação, uma iniciativa da integrante do PEV Rafaela Ferreira, contou com o apoio da professora da turma e contribui para o desenvolvimento da percepção espacial e motricidade, oferecendo estímulos aos sentidos dos pequenos acerca de formas, cores, cheiros e sabores encontrados no planeta. Além de ensinar noções de hábitos saudáveis, cuidado e trabalho em equipe. Aprendizagens que inclusive irão compartilhar com os seus familiares ao retornarem para casa.

Por Ramonny Celestino
Categoria: Educação Ambiental, Horta Escolar