ESTUDANTES EXPÕEM ROBÔS SUCATAS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLADOS NA EXPOSIÇÃO ‘EXPOCOMENIUS’ EM SENHOR DO BONFIM (BA) 🤖

Entre os dias 05 e 17 de junho 2023, o Programa Escola Verde (PEV) participou do desenvolvimento e da preparação dos robôs sucatas para exibição na Expocomenius, evento realizado pelo Instituto de Educação Comenius, em Senhor do Bonfim-BA, cujo objetivo foi que os alunos compartilhassem com familiares e amigos os projetos que desenvolveram ao longo do semestre na instituição.

Como foi noticiado anteriormente, durante o processo de construção dos robôs, foram empregados diversos materiais reciclados, tais como caixas de papelão, garrafas PET, canudos, palitos de picolé, entre outros. O processo total levou em torno de 3 dias.

A preparação desses robôs, comandada pelo professor de robótica Dhavidy e as integrantes do PEV Thalyta da Silva e Jaqueline do Nascimento, mobilizou cerca de 10 alunos, e a exposição aconteceu no dia 17 de junho, atingindo outros 20, onde os estudantes demonstraram suas conquistas e compartilharam suas experiências.

Durante o evento, foram discutidos tópicos como a importância da reciclagem, os impactos ambientais causados pelo desmatamento e as queimadas, a diversidade do ecossistema local e o clima de Senhor do Bonfim, entre outros.

Participaram ainda membros da comunidade local, dentre alunos, professores, pais e amigos. O processo como um todo foi uma ação inovadora e ao mesmo tempo sustentável, pois despertou a compreensão das crianças, que é possível criar algo extraordinário utilizando materiais que seriam descartados, promovendo uma mentalidade de sustentabilidade em toda a comunidade envolvida.

Por Ana Paula Loiola
Categorias: Coleta Seletiva/Reciclagem