VISITA GUIADA AO VIVEIRO DO IF SERTÃO PE SALGUEIRO PROMOVE REFLEXÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ESPAÇOS COMO ESSES 🌱

Em junho de 2023, o Programa Escola Verde (PEV) da UNIVASF Salgueiro realizou uma visita guiada ao viveiro do Instituto Federal (IF) na cidade. No local, os integrantes Gean Carlos, Isabella Cavalcanti, Diego Vitor e Lucas Rosendo conheceram um espaço com cultivo de plantas, horta agroecológica, apicultura, estufa e demais aspectos. Toda visita foi acompanhada por dois estudantes que fazem parte de projetos voltados à natureza do IF e sob supervisão da professora da instituição, Conceição Ribeiro.

Viveiros são espaços com estruturas simples, mas cheias de significados e aprendizados. Utilizados em sua maioria para a produção de mudas de espécies vegetais, é também muito comum encontrar em Instituições de Ensino tais espaços, a fim de desenvolverem de forma prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Assim, como um olhar mais crítico sobre questões ambientais, como: responsabilidade socioambiental, segurança alimentar, inclusão social, ou ainda, espécies para recuperação em áreas degradadas.

Ainda, são locais onde a produção de mudas possibilita reflexões mais profundas sobre as causas e o enfrentamento da problemática socioambiental, de forma pedagógica buscando novas iniciativas que se complementem e fortaleçam a atuação de grupos e instituições que desenvolvam processos de Educação Ambiental por todo o país.

Por Ramonny Celestino
Categorias: Viveiro, Visita Técnica