OFICINA DE ORIGAMIS A PARTIR DE MATERIAIS RECICLADOS MOBILIZA E DIVERTE ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOCA DE SOUZA OLIVEIRA 📃⛩️

Entre os dias 15 de maio e 6 de junho de 2023, o Programa Escola Verde (PEV) esteve organizando uma oficina de criação de artes na Escola Municipal Joca de Souza Oliveira. A atividade, liderada por Diana Dandara Araújo, foi direcionada a cerca de 20 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), das turmas I à V, e utilizou materiais reciclados no processo de produção. O objetivo principal foi transmitir a missão do PEV e sensibilizar os oficineiros sobre o processo de reciclagem.

A oficina tinha como objetivo prático a produção de origamis, especialmente dos tipos tsurus e balões, elementos da cultura japonesa. Essas criações artísticas foram destinadas para enfeitar a festa junina da escola.

Inicialmente, a integrante do PEV buscou conhecimento sobre o processo de construção das peças por meio de tutoriais em sua casa. Após isso, Diana reuniu-se com os alunos para dar início ao processo de criação. As fases de construção vão desde o corte dos papéis até a fase de dobradura. Foram utilizados papéis reutilizados e tintas naturais.

Parte do processo de preparação dos papéis foi feito em conjunto com os alunos, enquanto outra parte foi realizada por Diana em sua residência, devido ao curto período das oficinas. Já a criação das tintas naturais ficou a cargo de Diana. Ela utilizou cascas de verduras, água e um tempo de espera adequado para alcançar a consistência desejada.

Além disso, foram utilizadas caixas de papelão, coletadas em um supermercado local, que serviram de base para a construção e sustentação das folhas de papel reciclado. A oficina refletiu o esforço e dedicação de Diana em proporcionar um momento de diversão e conscientização para os alunos por meio da criação de peças de origamis.

Por Ana Paula Loiola
Categoria: Arte Ambiental, Coleta Seletiva/Reciclagem