PEV COLABORA COM AÇÕES DE INSPEÇÃO E LIBERAÇÃO DE ALVARÁ SANITÁRIO EM CAMPO FORMOSO (BA) 🔍

Durante o mês de maio e junho de 2023, o Programa Escola Verde (PEV) esteve colaborando com ações da Vigilância Sanitária de Campo Formoso-BA. Foram realizadas inúmeras atividades de visita técnica de inspeção e vistoria para liberação de alvará sanitário em diversos estabelecimentos, entre eles farmácias, supermercados e consultórios odontológicos.

Durante as visitas, Antonielson Cardoso, integrante do PEV e da equipe de vigilância, fez a apreensão de medicamentos com data de validade expirada, os quais foram encaminhados para descarte; bem como encontrou estabelecimentos com infiltrações, sendo elaborada notificações, estipulando prazos para solucionar os problemas.

Algumas das situações/infrações mais encontradas foram: organização de alimentos em condições sanitárias inadequadas; alimentos e bebidas não descartados antes do prazo de validade estipulado pelo fabricante; utensílios deteriorados; má adequação de vestimenta de funcionários; e falta de conscientização em manter alguns dos produtos em qualidades necessárias para o consumo e descarte dos que não se encontram em estado satisfatório.

Segundo Antonielson, como o município não dispõe de código sanitário implantado, não podem ser aplicadas multas e sanções punitivas/administrativas, somente apreensão e inutilização de produtos não propícios para o consumo, bem como notificações com prazos para soluções.

As consequências de não ter um código sanitário próprio é a recorrência das infrações, como uma pizzaria inspecionada, em que sempre há apreensão de leite que não é recomendado para utilização, sendo o leite pasteurizado o indicado; há descarte do produto, mas sempre no retorno é encontrado, pois não há punições mais severas.

Por: Iris Caroline
Categoria: Alimentação Saudável, Visita Técnica