Os materiais orgânicos podem ser reciclados e transformados em adubo utilizado nos jardins e hortas domésticas. É a chamada compostagem, que contribui para a redução do impacto gerado pelo descarte inadequado dos resíduos orgânicos no meio ambiente.
Nesse sentido, o Programa Escola Verde (PEV), que tem em sua essência a sustentabilidade e o combate à poluição, incentiva os seus integrantes a realizarem esse tipo de atividade continuamente. Foi o que fizeram mais de 10 integrantes em suas residências durante todo a primeira metade de 2023, entre eles Isac Mota, Isabella Alves, Danillo Bento, Diego Victor etc.
Em Salgueiro-PE, no dia 02 de junho, os integrantes Isabella, Danillo, Diego, Gean e Lucas, realizaram a montagem de uma composteira no estacionamento do shopping de Salgueiro-PE, onde ficará protegida do sol e irá auxiliar os restaurantes do local à destinarem melhor seus resíduos orgânicos.
Para o processo, foram utilizados inúmeros tipos de restos de alimentos, desde raízes de plantas até casca de ovos. Para acondicionar e melhorar o processo, alguns integrantes fizeram a composteira cavando um buraco no terreno e outros minhocas para acelerar a compostagem.
O PEV utiliza a compostagem como parte da educação ambiental para ressignificar a atitude das pessoas e da comunidade com o lixo, trazendo responsabilidade da sociedade na manutenção e no cuidado com o meio ambiente.
Além dos citados acima, participaram também Gean Carlos, Lucas Rosendo, Samira Mel, Taciana Freitas, Diana Dandara e Macleia Nunes da Silva.
Por Iris Caroline Nunes Santana
Categoria: Compostagem