GRUPO DA UNIVASF CAMPUS SENHOR DO BONFIM EXPLORA SERRA DA FUMAÇA E ANALISAM A QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO EM PINDOBAÇU-BA 🏞️

Entre os dias 18, 19 e 22 a 26 de maio, o Programa Escola Verde (PEV) esteve inserido no estudo e análise da água existente no Rio da Fumaça, na Serra da Fumaça em Pindobaçu-BA. Macleia Nunes da Silva e outros colegas, em conjunto com professores de Ecologia da UNIVASF Campus Senhor do Bonfim-BA, fizeram todo reconhecimento da área, coleta da água e posterior análise do material. Participaram cerca de 5 pessoas em todo o processo.

A análise está em andamento e deve revelar se as ações antrópicas estão afetando a qualidade da água. Cada etapa do processo exigiu o comprometimento e empenho de todos os envolvidos.

No dia 18, a jornada teve início partindo do campus de Senhor do Bonfim em direção a Serra da Fumaça, próxima ao povoado de Lutanda, no município de Pindobaçu. Nessa primeira etapa, os estudantes embarcaram em uma trilha, observando e constatando os impactos nas áreas devido às ações humanas.

No dia seguinte, 19, após a visita à Serra da Fumaça, os pesquisadores coletaram água em diferentes pontos do Rio da Fumaça, com o intuito de investigar os possíveis impactos das ações antrópicas. As amostras foram cuidadosamente coletadas em garrafas PET de 1,5 litros, em quantidade suficiente para análises laboratoriais.

Por fim, durante os dias 22 a 26 de maio de 2023, a equipe, agora acompanhada por uma professora de química, realizaram a análise minuciosa no laboratório de química da UNIVASF Senhor do Bonfim. Dureza, salinidade, acidez, alcalinidade e cloreto foram alguns dos elementos investigados, em busca de compreender a qualidade e os possíveis impactos naquele recurso vital.

O PEV, comprometido com a preservação e compreensão dos componentes da natureza, orgulha-se de apoiar iniciativas desse tipo.

Por Ana Paula Loiola
Categoria: Recursos Hídricos