COLETA SELETIVA E RECICLAGEM MOBILIZA CERCA DE 25 INTEGRANTES EM MAIS DE 60 HORAS DE ATIVIDADES ENTRE ABRIL E MAIO ♻️

A coleta seletiva e reciclagem são ações contínuas do Programa Escola Verde (PEV) em toda região do Vale do São Francisco. Essas atividades influenciam e sensibilizam toda a população, trazendo uma conscientização para as pessoas que ali vivem ou frequentam. As ações coletivas contribuem para a manutenção do espaço público limpo, um dever de todos, trazendo para um bem comunitário. Para além disso, as atividades em casa também são fundamentais, principalmente de separação do lixo orgânico e seco, proporcionando momentos de melhor organização da dinâmica familiar. É uma oportunidade única de destinar materiais recicláveis para o destino correto.

Entre os meses de abril e e um período de maio de 2023, cerca de 25 integrantes do PEV se mobilizaram, em diferentes grupos e momentos, para realizar inúmeros mutirões de coletas seletivas entre Petrolina-PE e Juazeiro-BA, concentrando-se especialmente na orla das cidades e na ilha do fogo. As atividades em residências individualmente impactou em média 75 pessoas, além de escolas de suas cidades e também em alguns locais de Salgueiro-PE, sendo mais de 60 horas destinadas às ações desse tipo. A sensibilização também pode se dar nos locais de trabalho, onde integrantes incentivaram a coleta seletiva e o descarte adequado. A reciclagem também envolve a reutilização de materiais em casa, por exemplo criando vasos para colocação das plantas e até enfeites da residência.

Participaram das ações Vinicius Lemos, Marilia Ferreira, Lucas Rosendo, Gean Moises, Izabela Fonseca, Anderson Macedo, Aziumaria Araujo, Bianca Caldas, Diana Novaes, Victor Nascimento, Iris Santana, Maria Jucicleide, Nathalia Rocha, Diego Silva, Hugo Farias, Arali Pinto, Mirela Souza, Milleny Mikelly, Paula Beatriz, Damiana Janaina, Kamila Ferreira, Paula Lima e convidados externos.

Nos dias das ações os integrantes das atividades, notaram que ainda existe muita desinformação, até mesmo falta de interesse dos setores públicos, pois ainda existem escolas, praças, que não tem os baldes para coleta seletiva. Alguns estudantes também apontaram para a falta de lixeiras nos locais públicos, de forma melhor distribuídas.

Por Iris Caroline
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem, Combate à Poluição