ARTE COMO MEIO DE PROMOVER REFLEXÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE: O GAROTO DE MÁSCARA 🖌🎨

A obra “O garoto de máscara” faz parte do repertório do artista Jeová da Rocha Santos, integrante do Programa Escola Verde (PEV). Finalizada no dia 26 de abril de 2023 no ateliê de pintura da UNIVASF Campus Juazeiro, essa obra foi baseada em uma foto, feita no período da pandemia, que retrata o filho do artista.

Através das pinceladas e usando técnicas do desenho para marca o quadro e técnicas de pinturas de luz e sombra, Jeová foi capaz de transmitir a realidade da pandemia que se apresentava aos seus olhos. A pandemia foi um acontecimento marcante, que gerou intensas transformações na forma como as pessoas se relacionam com o meio ambiente e a arte também buscou retratar essas transformações. Segundo ele, o processo de pintura a óleo sobre tela é uma atividade que requer paciência e tempo.

A arte pode transmitir mensagens, despertar sensações, ter fins educativos, registrar momentos históricos. Assim, quando falamos sobre questões do meio ambiente, ela pode funcionar como ferramenta capaz de sensibilizar a população, seja para a adoção de práticas sustentáveis ou promovendo reflexões críticas sobre os processos que estão ocorrendo na sociedade.

O PEV é arte!

Por Maria de Fatima Marques
Categoria: Arte Ambiental