PARTICIPAÇÃO DO PEV NA SEMANA UNIVERSITÁRIA DE ARTES 2023 DA UNIVASF COM OBRA “BRUXA DAS ÁGUAS” 🖼️🎨

Ocorreu durante os dias 24 a 29 de abril de 2023 a VIII Semana Universitária de Artes – Arte e Política, promovida pelos discentes do curso de Artes Visuais da UNIVASF, que contou com a participação do Programa Escola Verde (PEV), através da integrante Diana Dandara Araújo, realizando uma instalação intitulada “Bruxa das águas”.

A artista descreve a obra trazendo referências das águas do Rio São Francisco – o Velho Chico – e a lenda da Serpente da Ilha do Fogo, em que uma serpente gigante foi presa por três fios de Nossa Senhora das Grotas para evitar um desastre na região.

Na obra há ainda outros elementos locais, como forma de valorizar as riquezas naturais e manter a cultura regional viva, a exemplo do peixe carí. A cobra é uma homenagem à deusa Hécate, trazendo ambiguidade, pois ao mesmo tempo representa o predador, àquele que causa mazelas à corpos marginalizados, também referência sua importância para natureza, numa relação de transmutação, representando a vivência de pessoas trans.

A bruxa, um autorretrato, toma o lugar da Santa, ocupando um lugar de destaque perante instituições que possuem sistemas pautados em poder, exclusão e dominação. A obra representa uma utopia de um mundo com equidade.

O processo iniciou como uma pintura digital e posteriormente foi impressa e transformada em instalação com 80x120cm, feita numa mesa digitalizadora, através do aplicativo Medibang Paint.

A exposição continua aberta à visitação de forma gratuita no bloco de Artes Visuais da UNIVASF campus Juazeiro-BA. A obra original pode ser conferida no instagram da autora @dianadandara_.

Por Ramonny Celestino
Categoria: Arte Ambiental