INAUGURAÇÃO DO MEMORIAL DO COURO EM SALGUEIRO TEM PARTICIPAÇÃO DO PEV COM AMOSTRA 🌵

No último dia 05 de maio de 2023 aconteceu a abertura do Memorial do Couro em Salgueiro-PE e o Programa Escola Verde (PEV) marcou presença. Cerca de 10 pessoas do PEV, entre professores e estudantes, estiveram presentes e mais de 50 passaram pela mostra apresentada pelos integrantes. O Memorial é um museu voltado para exposição de materiais que remetem a história do povo nordestino.

Na ocasião, o PEV apresentou a mostra “Pro Caboco Vê – o Sertão e seus Acervos”, um projeto desenvolvido pelas professoras Márcia Farias e Conceição Ribeiro do IFSertãoPE Campus Salgueiro e integrante do nosso programa, junto dos estudantes Cicero Matheus, Hugo Farias, Alice Gabriela, Francisco Eduardo e dos ouvintes Lucas Rosendo e Diego Vitor. A mostra contém vários itens históricos que contam a história do povo nordestino.

Alguns itens são feitos de materiais encontrados na natureza, como a palha, para produzir arte indígena, e outros utilizados para fazer bonecas foram produzidas na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas.

Alguns materiais históricos coletados seriam descartados pelos proprietários, e foram resgatados pela coordenadora do projeto e seus bolsistas. Assim eles fazem parte dessa exposição que ajuda a contar e a preservar a história do nordeste.

Houve uma cerimônia de abertura com a presença do prefeito e demais autoridades locais, logo após o espaço de mostra foi aberto e apresentado ao público, onde pudemos conhecer a história do sertão através dos objetos históricos e explicação dos expositores.

Por Maria de Fátima Marques e Lucas Rosendo
Categoria: Evento