A PRODUÇÃO DE SABÃO ECOLÓGICO CASEIRO É UMA MANEIRA INTERESSANTE DE DESCARTE DO ÓLEO DE COZINHA USADO 🫧

Em abril de 2023, a integrante do Programa Escola Verde (PEV), Izabela Gomes, esteve realizando coleta de óleo de cozinha e produzindo sabão ecológico a partir dele. Foram recolhidos óleos na casa da estudante e de seus parentes e, posteriormente, comprado outros substratos para a produção, incluindo água sanitária e soda cáustica.

O rendimento da produção foi de 9 litros. Após chegar em ponto de corte o sabão foi dividido e em formato de barras, embalados e entregues para seus familiares e para sua própria casa. Podendo ser útil na lavagem de roupas, pratos, higiene pessoal, entre outras.

A produção de sabão é uma das atividades mais antigas realizadas pelo ser humano. Sua fórmula segue praticamente a mesma regra desde os primórdios: uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material de caráter básico. O óleo de cozinha, utilizado diariamente em milhares de casas, pode ser utilizado como substrato dessa reação, sendo uma alternativa para o seu descarte.

Existem inúmeras receitas para fabricar sabão na internet. Não descarte o óleo de forma inadequada, espalhe essa ideia ♻️💡

Por Yan de Castro
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem, Sustentabilidade