NOS ÚLTIMOS 5 MESES JARDINAGEM MOBILIZOU INTEGRANTES EM MAIS DE 100 HORAS DE ATIVIDADES 🏡

Uma das atividades pilares do Programa Escola Verde (PEV) é a jardinagem. Os integrantes desenvolvem em suas residências, principalmente com objetivo relaxante e terapêutico, mas também visando incentivar seus familiares e vizinho da importância de cuidar da natureza. É uma oportunidade, ainda, de se estar mais presente e trazer a família mais para perto e apreciar momentos agradáveis juntos.

Jardinagem a arte de cuidar, manter e criar plantas visando embelezar e ornamentar, deixando os espaços mais atraentes e bonitos. É ainda uma atividade profissional que tem o objetivo de embelezar determinados locais, públicos ou privados pelo cultivo e a manutenção de plantas. Para além do seu objetivo prático, há um aspecto subjetivo que abrange cuidados com a saúde mental.

Entre novembro de 2022 e abril de 2023, os membros do PEV Barbara Danielle, Jessica Milene, Yarlen Gomes, Cristiane Nunes, Elen Santos, Vinicius Pinheiro, dentre outros, dedicaram várias horas nestas atividades, impactando aproximadamente 40 pessoas no total, entre integrantes e familiares. Inclusive, a prática foi realizada também em instituições visando a manutenção de hortas e espaços comunitários, como a escola EMEI Caic Misael Aguilar, em Juazeiro-BA, que recebeu integrantes para proceder a limpeza do terreno para futuramente implementar uma horta.

A jardinagem pode ser praticada até mesmo em ambientes mais reduzidos e menores, com emprego de painéis e vasos, ou seja, independe do espaço disponível e de habilidades excepcionais, requer apenas atenção e amor do jardineiro responsável.

A prática estimula a criatividade e a memória visual, melhorando habilidades motoras, tendo um efeito ao mesmo tempo motivador e relaxante. É indicada para todos, especialmente os mais idosos e os que já possuem algum tipo de transtorno.

Jardinagem faz bem em todos os aspectos, pratique!

Por Yan de Castro
Categoria: Jardinagem