PEQUENA HORTA DOMÉSTICA DE COENTRO E DE MAMÃO: SAIBA PASSO A PASSO E VEJA COMO É SIMPLES E INTERESSANTE 🌱

Cuidar de uma horta em casa é uma ótima estratégia de autocuidado e alívio do estresse, além de proporcionar melhores hábitos alimentares. A integrante do Programa Escola Verde (PEV), Samira Mel Gomes, colocou a mão na massa e deu início, nesse mês de abril de 2023, a uma pequena horta de coentro e de mamão na sua casa.

Para o coentro, Samira reutilizou uma vasilha de sorvete e fez furos na sua parte inferior para escorrer a água. Em seguida colocou brita para tornar o solo mais permeável e filtro de café em cima para melhorar a retenção. Por fim adicionou areia comum com adubo e o talo de coentro no centro. Segundo ela, plantar coentro com talo exige cuidados extras, como verificar constantemente a umidade, separação dos talos bons para plantação, clima favorável, garantir que as folhas superiores estejam sendo expostas à luz solar. Comparado ao plantio a partir de sementes, o uso de talos leva mais tempo para crescer.

Em relação ao mamão, Samira escolheu um maduro e saudável para colher as sementes. Após lavado cuidadosamente em água corrente, as sementes secaram por 15 minutos em local de sombra para ser inserida no solo em área bem exposta à luz solar. É importante respeitar certa distância entre as sementes. Por fim, a integrante colocou uma tela ao redor para impedir que pássaros ataquem a plantação. Os cuidados também são exigentes, pois o mamão é sensível ao excesso de água.

Em uma horta doméstica conseguimos evitar o uso de agrotóxicos e conservantes, o que proporciona uma alimentação menos prejudicial à saúde. Ademais, a prática do cultivo alivia o estresse e estimulam a ressignificação do alimento, do ambiente e das temáticas ambientais.

Por Yan de Castro e Samira Mel Gomes
Categoria: Horta Doméstica