ESCOLA ESTADUAL EM JUAZEIRO PASSA POR ANÁLISE DE ÁGUA DOS BEBEDOUROS EM ETAPA DE PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO PEV 🚰

Nos últimos meses, o Programa Escola Verde (PEV) vem desenvolvendo ações de educação ambiental relacionadas a recursos hídricos na Escola Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro-BA, através da integrante Milleny Costa em colaboração com a professora Regina Cláudia, da instituição. Além das aulas educativas promovidas pela estudante, outra etapa realizada entre novembro de 2022 e março de 2023 foi a análise da qualidade da água fornecida na escola.

O processo foi realizada pelo Laboratório de Engenharia Agrícola (LEA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Juazeiro-BA, cuja integrante é participante, e teve como objetivo constatar a presença de agentes infecciosos, verificando se a água seria adequada para o consumo pela comunidade escolar.

Para realizar a análise, uma aluna pesquisadora do Laboratório coletou amostras no dia 23 de novembro de 2022 através de rigoroso método com esterilização do bebedouro e uso de EPIs para evitar contaminação externa. Foram 2 amostras coletadas em 2 bebedouros. O método utilizado para análise foi “Método Coliforme Fecais E. coli – Membrana Filtrante”.

Os resultados, emitidos em março, testaram negativo para bactéria E. coli e outros microorganismos – ou pelo menos resultaram em quantidade não significativa que impeça o consumo. Portanto, a água está dentro dos padrões de potabilidade, o que diminui os riscos de infecções e doenças.

Por Milleny Mikelly e Yan de Castro
Categoria: Saúde Ambiental