EREMCC EM PETROLINA (PE) RECEBE PEV EM ATIVIDADES CONTÍNUAS DE AMBIENTALIZAÇÃO DURANTE 2ª METADE DE 2022 🌎

A Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC), localizada no município de Petrolina-PE, é uma grande parceira do Programa Escola Verde (PEV), que continuamente desenvolve atividades junto aos alunos da instituição através da integrante Iara Ktillem Sousa. Durante a 2ª metade de 2022, as ações mobilizaram mais de 100 alunos.

Desde setembro de 2022 Iara desenvolve mensalmente atividades com os alunos do 1º e 2º ano do EM da escola. Com diferentes temáticas e abordagens com vídeos, discussões em grupo e palestras foram recursos utilizados para atingir um objetivo principal, que é promover educação ambiental e aproximar os estudantes do meio ambiente, sensibilizando-os para a importância de se cuidar do nosso bem mais precioso, nossa casa, o planeta Terra.

Em setembro de 2022, Iara executou uma dinâmica que tinha como questionamento “Como era o ambiente quando você era criança? Uma reflexão através da foto de infância”, onde os estudantes levaram uma foto que representava sua infância e que tivesse a natureza envolvida de alguma forma. Com isso, foi gerado um diálogo em roda e evocado reflexões de quantas coisas mudaram no meio ambiente por própria negligência e ações humanas. Participaram da atividade cerca de 35 alunos e contou com o apoio da professora de português.

Em outubro do mesmo ano, durante toda uma semana, foi trabalhado a temática reflorestamento e utilização do solo, quando teve apresentações para os alunos. O tema estava interligado as aulas de Geografia do período. Foi exibido vídeos e estimulado a participação. A aluna Ana diz ter gostado bastante da experiência e espera que se tenha mais atividades desenvolvidas para além da teoria exibida em sala.

Em novembro, foi a vez dos alunos do 2º ano EM, que receberam apresentações sobre as temáticas “Mudanças que fazem a diferença” e “Sustentabilidade”. Participaram 25 alunos e alguns professores que estavam dando apoio. Também foi gerado um debate em forma de roda de conversa fora da sala com uma dinâmica ao ar livre. A ação teve entrega de folders.

Em dezembro, na finalização do ano, foi feito uma última apresentação sobre educação ambiental com alunos do 1º ano EM. Foi enfatizado a importância e os benefícios de iniciar esse tipo de educação desde a faixa etária infantil, impulsionando o contato das crianças com o meio ambiente e seu cuidado. Foi realizado ainda um questionário e exibido um vídeo sobre a temática. Iara fez também uma pequena apresentação para os professores durante uma reunião para discutir o que foi realizado durante 2022.

A professora Ana, que auxiliou nas atividades, fala que essas ações ajudam no processo de ensino-aprendizagem executado em sala e cita que deveria acontecer com mais frequência, parabenizando o PEV por suas atuações.

Por Yan de Castro
Categoria: Ambientalização, Educação Ambiental