PEV REALIZA MAIS DE 100 HORAS DE ATIVIDADES DE COLETA SELETIVA E COMBATE À POLUIÇÃO NOS ÚLTIMOS MESES 🚯

A coleta seletiva, o combate à poluição e a destinação correta do lixo são ações contínuas do Programa Escola Verde (PEV) em toda região do Vale do São Francisco. Atividades desse tipo sensibilizam e trazem conscientização para os residentes da área para que não descartem inadequadamente seus resíduos, tendo em vista o volume de lixo que se acumula próximo ao rio, em locais de ampla movimentação. Os mutirões de coleta contribuem para a manutenção do espaço público limpo, um dever de todos, promovendo ainda a reunião de várias pessoas em prol do bem comunitário.

Entre os meses de novembro de 2022 e março de 2023, mais de 20 integrantes do PEV se mobilizaram, em diferentes grupos e momentos, para realizar inúmeros mutirões de coletas seletivas entre Petrolina-PE e Juazeiro-BA, concentrando-se especialmente na orla das cidades e na ilha do fogo. Regiões residenciais como Itaberaba e Angari, em Juazeiro, o Parque Josefa Coelho e o Batalhão da Polícia Militar, em Petrolina, e até Queimada Nova no Piauí também receberam integrantes. Foram mais de 100 horas destinadas às ações desse tipo.

Participaram das ações Ana Luisa, Barbara Danielle, Gabriel Fernando, Levi Oliveira, Roberio de Andrade, Brisa Nycole, Ezequias Ferreira, Italo Rossi, Maria Eduarda Alexandrino, Rayane Chaves, Wilson Gabriel da Silva, João Lucas, Carlos Leonardo, Robson Oliveira, Luan Chagas, Dirceu Ferreira, Milka Elias, Leoni Soares, Vinicius Pinheiro, Itamar Miranda, Joamerson Teixeira, Yarlen Gomes, Cristiane Nunes, Gabriel Campos, Ednea de Castro, Elen Santos, Yandra Alencar e convidados externos.

Vale ressaltar ainda o processo ativo de educação realizado por alguns dos integrantes, que ao se mobilizar também promoveram diálogos com moradores e os próprios familiares, incentivando-os a descartar corretamente seus lixos. Pilhas e baterias foi enfoque de alguns estudantes, que, ao longo dos últimos meses, recebiam esse tipo de lixo em coletores espalhados nos campus do IF Sertão PE Campus Petrolina e da UNIVASF Petrolina para posterior direcionamento em coletores maiores de empresas como Assaí e Atacadão. A separação de resíduos em casa também foi uma atividade bastante realizada, onde integrantes colocavam resíduos sólidos e orgânicos em locais separados para devido descarte.

Em todos esses dias de coletas, os estudantes se assustaram com o excesso de materiais que poderiam ser destinados em seu local correto, haja vista a presença de coletores nos ambientes. Uma das integrantes relatou que mesmo o carro de coleta passando de segunda a sábado o pessoal não faz o descarte adequado e joga os lixos nos fundos das casas e becos, propiciando o desenvolvimento de larvas de mosquitos.

Por Yan de Castro
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem, Combate à Poluição