INTEGRANTES DO PEV PRODUZEM SABÃO ECOLÓGICO A PARTIR DE ÓLEO DE COZINHA USADO 🫧

Durante os meses de fevereiro e março de 2023, os integrantes do Programa Escola Verde (PEV), Elen Santos e Joamerson Sousa, realizaram coleta de óleo de cozinha e respectiva produção de sabão ecológico em suas casas. Durante algumas semanas os integrantes coletam os restos de óleo utilizados para cozinhar e posteriormente utilizam para a produção do sabão junto aos seguintes materiais: água, sabão em pó, farinha de trigo sem fermento, água sanitária e soda cáustica.

O sabão surgiu de forma gradual, ao longo da história da humanidade, e sua produção é uma das atividades mais antigas realizadas pelo ser humano. Sua produção, de forma geral, segue praticamente a mesma regra: uma reação entre um ácido graxo (gorduras e óleos de origem vegetal ou animal) com um material de caráter básico.

O óleo de cozinha, utilizado diariamente em milhares de casas, pode ser utilizado como substrato dessa reação, e, portanto, é uma alternativa interessante de descarte correto, tendo em vista que ele não pode ser despejado diretamente na tubulação de esgoto, nem em rios e riachos.

Existem inúmeras receitas para fabricar sabão na internet. Uma rápida pesquisa no google e você pode escolher a que mais lhe convém! Não descarte o óleo de forma inadequada, espalhe essa ideia ♻️💡

Por Yan de Castro e Duda Alexandrino
Categoria: Coleta Seletiva/Reciclagem, Sustentabilidade