CARNAVAL É ÉPOCA DE FESTA, ALEGRIA E DIVERSÃO, CURTA COM SUSTENTABILIDADE ♻️

Carnaval é época de festa, alegria e diversão. É momento de curtir e criar boas memórias com aqueles que você ama ou aquele bom e velho momento de descanso para aqueles que curtem mais ficar em casa. Em qualquer uma das hipóteses, que seu feriado seja de muita felicidade e de responsabilidade, especialmente ambiental.

A festa chegou ao Brasil durante o período colonial e ao longo dos últimos séculos foi incorporando elementos de diversas culturas. Atualmente, ritmos como o samba, o maracatu e o frevo são seus símbolos. Esse ano a festa adquire um gostinho especial depois de 2 anos sem a festa nas mesmas proporções antes da pandemia. O governo federal estima que 46 milhões de pessoas vão pular carnaval neste ano.

Com tanta folia e festa não é necessário deixarmos de lado a sustentabilidade nos nossos atos. Confiram algumas dicas para curtir o carnaval de forma mais sustentável:

1. Produza menos lixo e dê preferência a elementos recicláveis

A quantidade de lixo produzido durante os dias de festa é imenso. Isso aumenta o volume de lixo nos aterros e os custos para limpeza e destinação desse lixo. Por isso, evite o uso de copos descartáveis e canudos, por exemplo, e dê preferência a cervejas e refrigerantes de lata, a reciclagem desses produtos é melhor e mais fácil.

2. Leve sua sacola ou mochila para guardar resíduos e leve seu copo e canudo reutilizáveis

Evite jogar lixo nas ruas. É bem provável que em algum momento você irá precisar descartar, então procure por lixeiras próximas a você ou junte seu lixo em uma sacola ou mochila e guarde até encontrar um local adequado para descartar. Se houver coleta seletiva no local separe os resíduos corretamente.

3. Seja criativo e crie sua fantasia com materiais recicláveis e use bioglitter

Não economize na criatividade e crie fantasia com peças de roupas que já não se usa mais para confeccionar as fantasias, produtos recicláveis, ou até mesmo trocar peças com alguns amigos. Além de economizar um bom dinheiro, você contribui com a redução de gastos de recursos naturais usados na confecção de novas roupas.

Muitos foliões gostam de usar glitter. O problema é que ele gera microplásticos, prejudicando o meio ambiente. Procure uma loja que venda bioglitter e aproveite.

4. Evite ou faça seu próprio confete

O confete é um grande problema, ele se perpetua na natureza por muitos anos e é muito difícil de limpar. Use um furador de papel em folhas secas para criar o próprio confete sustentável.

5. Economize combustível e não desperdice água

Na hora de ir para os bloquinhos de rua experimente ir de ônibus ou de carona com amigos. Use a água de forma consciente: feche a torneira, tome banhos rápidos e evite lavar calçadas e automóveis com mangueira.

⚠️ Respeite e valorize o trabalho dos catadores! Catadores são profissionais da reciclagem. No meio da multidão dos blocos, eles estão trabalhando e ajudando a limpar as ruas por onde o bloco passou. Exerça sua simpatia e seja gentil com esses trabalhadores, sempre.

Por Yan de Castro
Categoria: Divulgação/Informativo
Fonte: BHRecicla e Ciclo Vivo