A IMPORTÂNCIA DA ARBORIZAÇÃO URBANA 🌳

Arborização Urbana é a atividade de plantar árvores em áreas urbanas, sendo um dos componentes bióticos mais importantes das cidades. Esta, engloba diferentes espaços que podem ser trabalhados com o elemento árvore, tais como arborização da rua, jardins, terreno baldio, quintal, praças, etc.

Neste sentido, a arborização é de extrema importância e traz diversos benefícios sociais e ambientais que oferece uma melhor qualidade de vida nas cidades e também na saúde física e mental da população.

Além disso, proporciona a estabilidade climática, conforto ambiental, melhoria na qualidade do ar, redução da poluição sonora e visual, conservação do meio ambiente, protege o solo contra erosão, protege das forças do vento, absorve a poluição da atmosfera contribuindo ao refúgio da fauna, entre outros benefícios.

Porém, é de fundamental importância que tenha um bom planejamento para a adaptação das escolhas das espécies arbóreas que serão inseridas no espaço urbano, evitando assim, prejuízos e problemas para rede elétrica, rede de esgoto, rede de água e obstáculos de circulação.

Por João Victor Fernandes, Mikaely Felix e Paula Nascimento
Categoria: Arborização
Fonte: Plano Diretor De Arborização Urbana de Salvador