MALEFÍCIOS DO CONSUMO DE ÓLEO VEGETAL E MANTEIGA 🪔

Os óleos vegetais e manteigas são muito utilizados na cozinha para o preparo de diversos alimentos. Estes apresentam diferentes comportamentos nos alimentos e na saúde em razão dos ácidos graxos que os compõem, além do colesterol.

O excesso da utilização desses tipos de gorduras pode gerar diversos problemas de saúde, como: doenças cardiovasculares, aumento da pressão arterial, aumento dos níveis de colesterol, desenvolvimento de câncer, redução do crescimento, má absorção de nutrientes, diminuição da fertilidade.

Nutricionistas recomendam a redução da ingestão desses ingredientes, e dão dicas de algumas substituições que podem ser feitas no preparo da alimentação. Existem diversas alternativas mais saudáveis, por exemplo: óleo de semente de uva, óleo de coco, óleo de canola, óleo de abacate, azeite, polpa de abacate, creme de gergelim, creme de amêndoas, entre outras.

Sendo assim, para ter um estilo de vida mais saudável é importante a diminuição do consumo de manteiga e óleo vegetal, buscando uma melhor qualidade de vida e mais longevidade.

Por João Victor, Mikaely Felix e Paula Nascimento
Categoria: Saúde Ambiental
Fonte: Unirio