EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE IBIPITANGA-BA: ATIVIDADES REVOLUCIONAM E DÃO ÊNFASE AOS PROBLEMAS LOCAIS E GLOBAIS 🌎

Durante o último semestre de 2022, as escolas municipais de Ibipitanga-BA receberam a 3ª Conferência Etapa Escolar e Etapa Municipal de Infantojuvenil pelo Meio Ambiente cujo tema foi “A Educação Ambiental do Município de Ibipitanga promovendo a cidadania nos territórios da Bahia”, que é uma etapa da IV Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CEIJMA) que aconteceu em 2022 no estado da Bahia.

O Programa Escola Verde (PEV) esteve inserido nas atividades desenvolvidas através da Coordenadora de Educação Ambiental e Doutoranda em Ecologia Humana e Educação na UNEB, Angelita Rosa de Oliveira, e trouxe contribuições, especialmente no âmbito de recursos humanos, para as práticas desenvolvidas.

Segundo o relatório, a conferência teve como objetivo inserir a a Educação Ambiental no currículo escolar de acordo com a realidade local, regional e/ou territorial, e mobilizou o município de Ibipitanga para a transformação de valores em prol da Educação Ambiental como promotora da cidadania nos territórios da Bahia. Alguns temas foram norteadores das ações: água, saúde, mudanças climáticas e segurança alimentar e nutricional.

Dentre os objetivos específicos, pretendeu-se fortalecer a Educação Ambiental nos sistemas de ensino do município, promover a cultura da atitude responsável com questões socioambientais, promover a participação da comunidade escolar no diálogo de tais questões, apoiar as escolas na transição para a sustentabilidade e na promoção de ações desses tipos e estimular a inclusão de propostas de sustentabilidade nos projetos pedagógicos.

Foram 7 escolas do ensino fundamental final (6º ao 9º ano) da rede municipal que participaram das atividades, aplicando projetos relacionados a horta escolar, a arborização, a queimadas e a revitalização de nascente d’agua, a depender das realidades locais. Na Escola Castro Alves, por exemplo, foram construídas hortas escolares como ferramenta pedagógica, como noticiado pelo PEV anteriormente (https://escolaverde.org/site/?p=74703). Além disso, de maneira lúdica, a história da Árvore Generosa, apresentada como teatro, encantou os estudantes e despertou o interesse de se preservar a natureza.

Outras escolas destacaram o papel da água na vida do planeta; a importância do desenvolvimento sustentável e práticas econômicas equilibradas; o potencial das arborizações e revitalizações; entre outros.

A Conferência é um grande exemplo de interdisciplinaridade e inserção do meio ambiente nas políticas pedagógicas em escolas públicas e pode servir como modelo de replicação para educadores em todo Brasil.

O PEV é um grande incentivador destas práticas e fornece apoio em todas as frentes para as implementações. Entre em contato conosco para ter acesso a recursos humanos e materiais para o desenvolvimento da educação ambiental.

O relatório completo das atividades aplicadas no município de Ibipitanga-BA pode ser encontrado no link: https://bit.ly/meioambienteibipitanga. A história da Árvore Generosa na escola Castro Alves pode ser lida em: https://bit.ly/arvoregenerosacastroalves.

Por Yan de Castro
Categoria: Campanha/Mobilização Socioambiental, Educação Ambiental