PROJETO DE HORTA ESCOLAR MOBILIZARÁ MAIS DE 400 ESTUDANTES EM IBIPITANGA-BA 🌱

A horta escolar é uma ferramenta muito interessante de ensino e aprendizagem que pode ser colocada em prática de maneira relativamente simples pelos educadores. O contato do estudante com a terra, as plantas e as hortaliças proporcionam uma aproximação com a natureza e uma visualização prática dos conhecimentos abordados em sala de aula. Além disso, essa aproximação contribui para uma melhor conscientização acerca do impacto humano sobre o meio ambiente e o quão fundamental é cuidarmos dele. Segundo Irala e Fernandes (2001), um projeto de horta escolar é uma sala de aula aberta com trabalho sem fim e permite fornecer hortaliças para complementar a alimentação fornecida pela escola.

Pensando nisso, a Escola Municipal Castro Alves, localizada na cidade de Ibipitanga-BA, recebeu um grande projeto de horta escolar junto a Secretaria de Educação do município. A atividade é uma iniciativa da educadora e coordenadora pedagógica da secretaria e integrante do Programa Escola Verde (PEV), Angelita Rosa, e está sendo desenvolvida com 18 turmas do 6º aos 9º anos do ensino fundamental da escola, com 438 estudantes distribuídos pelos turnos matutino e vespertino na faixa etária de 11 a 14 anos, envolvendo ainda, em média, 36 professores de todos os componentes curriculares. O objetivo é manter e estimular o interesse dos estudantes com as suas práticas através de atividades realizadas na horta.

O projeto está sendo executado em etapas e nos últimos dias 23 e 24 de agosto houve o início do plantio das hortaliças. A horta é um componente central do projeto, que culmina ainda na III Conferência Municipal de Meio Ambiente Escolar – no qual a horta será base de apresentações, no desenvolvimento de pesquisas sobre as hortaliças pelos estudantes e na ideia de que a horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. O projeto manterá a continuidade nas atividades de monitoramento e acompanhamento pela Secretaria de Meio Ambiente do município.

A atividade é um grande exemplo de interdisciplinaridade e inserção do meio ambiente nas práticas educativas em escolas públicas e pode servir como modelo de replicação para educadores em todo Brasil. O relatório completo desta atividade, com detalhamentos das etapas pode ser encontrado no link: https://bit.ly/hortacastroalves.

Por Yan de Castro
Categoria: Educação Ambiental, Horta Escolar