PROJETO DE HORTA ESCOLAR MOBILIZAR√Ā MAIS DE 400 ESTUDANTES EM IBIPITANGA-BA ūüĆĪ

A horta escolar é uma ferramenta muito interessante de ensino e aprendizagem que pode ser colocada em prática de maneira relativamente simples pelos educadores. O contato do estudante com a terra, as plantas e as hortaliças proporcionam uma aproximação com a natureza e uma visualização prática dos conhecimentos abordados em sala de aula. Além disso, essa aproximação contribui para uma melhor conscientização acerca do impacto humano sobre o meio ambiente e o quão fundamental é cuidarmos dele. Segundo Irala e Fernandes (2001), um projeto de horta escolar é uma sala de aula aberta com trabalho sem fim e permite fornecer hortaliças para complementar a alimentação fornecida pela escola.

Pensando nisso, a Escola Municipal Castro Alves, localizada na cidade de Ibipitanga-BA, recebeu um grande projeto de horta escolar junto a Secretaria de Educa√ß√£o do munic√≠pio. A atividade √© uma iniciativa da educadora e coordenadora pedag√≥gica da secretaria e integrante do Programa Escola Verde (PEV), Angelita Rosa, e est√° sendo desenvolvida com 18 turmas do 6¬ļ aos 9¬ļ anos do ensino fundamental da escola, com 438 estudantes distribu√≠dos pelos turnos matutino e vespertino na faixa et√°ria de 11 a 14 anos, envolvendo ainda, em m√©dia, 36 professores de todos os componentes curriculares. O objetivo √© manter e estimular o interesse dos estudantes com as suas pr√°ticas atrav√©s de atividades realizadas na horta.

O projeto est√° sendo executado em etapas e nos √ļltimos dias 23 e 24 de agosto houve o in√≠cio do plantio das hortali√ßas. A horta √© um componente central do projeto, que culmina ainda na III Confer√™ncia Municipal de Meio Ambiente Escolar ‚Äď no qual a horta ser√° base de apresenta√ß√Ķes, no desenvolvimento de pesquisas sobre as hortali√ßas pelos estudantes e na ideia de que a horta pode ser um laborat√≥rio vivo para diferentes atividades did√°ticas. O projeto manter√° a continuidade nas atividades de monitoramento e acompanhamento pela Secretaria de Meio Ambiente do munic√≠pio.

A atividade √© um grande exemplo de interdisciplinaridade e inser√ß√£o do meio ambiente nas pr√°ticas educativas em escolas p√ļblicas e pode servir como modelo de replica√ß√£o para educadores em todo Brasil. O relat√≥rio completo desta atividade, com detalhamentos das etapas pode ser encontrado no link: https://bit.ly/hortacastroalves.

Por Yan de Castro
Categoria: Educação Ambiental, Horta Escolar