PRÁTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA COM MATERIAIS RECICLÁVEIS PODE SER DIVERTIDA E INSTIGANTE 🤾🏽‍♂️

A educação física é uma disciplina fundamental na grade curricular do estudante, muitas vezes é um momento agradável de lazer atrelado aos aprendizados adquiridos. E quando essa prática é somada à sustentabilidade, ao cuidado com o meio ambiente, mais interessante fica.

É o que a integrante do Programa Escola Verde (PEV), Cristiane Granja Gonçalves, demonstrou no dia 28 de novembro de 2022 com mais de 30 alunos, de diferentes séries, da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC) em Petrolina-PE.

O tema da aula foi o ‘Zaccaro Ball’, uma modalidade esportiva genuinamente brasileira criada na década de 90 pelo professor Sérgio Zaccaro. O Zbol possui uma estrutura de jogo na qual não existe contato direto entre os jogadores adversários, divididos por uma rede ao centro da “quadra” com o objetivo de tocar a bola ao chão adversário e evitar que toque o seu próprio chão. Pode ser jogado em duplas ou individualmente.

Cristiane e os alunos, por não disponibilizarem da raquete utilizada na prática esportiva, fizeram a confecção em sala de aula utilizando papelão, correia de chinelo e cola. Em seguida, partiram para o jogo na quadra da escola, que teve muita diversão e aprendizado – especialmente no que diz respeito ao reaproveitamento de materiais, mostrando que é possível promover atividades educativas e divertidas com pouco.

Por Yan de Castro
Categoria: Educação Física, Reciclagem