VOCÊ SABE O QUE SÃO OS 5 RS? ♻️

Os 5 Rs da reciclagem ou 5 Rs da sustentabilidade são um conjunto de ações que visa diminuir a geração de resíduos através do consumo consciente e pode ser aplicada dentro das empresas e no nosso dia a dia também como ferramenta de educação ambiental. Os 5 Rs consistem em cinco ações: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Repensar
Algumas perguntas que podem ser feitas nesse processo são: “Será que precisamos de todos esses recursos?”, “Utilizamos os recursos até esgotar todas as possibilidades?”, “Reutilizamos os nossos resíduos?”, “Como podemos produzir mais sem aumentar o impacto no meio ambiente?”

Recusar
A ação de recusar trás a consciência de se recusar matéria-prima e produtos que tenham grandes impactos no meio ambiente. Esse movimento faz com que os fornecedores também tenham que mudar o seu comportamento sobre sustentabilidade. Mas como escolher melhor os fornecedores para a sua empresa? Através de certificações ambientais.

Reduzir
Reduzir é a ação mais relacionada com o consumo consciente e diz respeito a consumir, da melhor forma, somente aquilo que for necessário.

Reutilizar
A reutilização é muitas vezes confundida com a reciclagem. Reutilizar significa que o resíduo ganhará uma nova função, mas sem precisar perder suas características físicas e químicas, como por exemplo, garrafas de bebida que viram itens de decoração.

Reciclar
Depois de todas as etapas anteriores, se ainda precisar lidar com grande quantidade de resíduos, a melhor alternativa é a reciclagem. Diferente da reutilização, a reciclagem do material passa por uma transformação física ou química para se transformar em um novo produto ou matéria-prima.

Que tal aplicar no seu local de trabalho e na sua casa?

Por Douglas Alencar
Categoria: Desnvolvimento Sustentável, Mídia Ambiental
Fonte: ReciclaClub