O adubo orgânico caseiro pode ser produzido com restos de vegetais, como folhas secas e restos de comida sendo resultante de processos de compostagem e pode ser aplicado direto na terra ao redor das plantas, frutas e verduras como nutrição.
Como resultado possibilita a produção de vegetais e frutas com sabor mais acentuado, não deixa resÃduos quÃmicos no solo e reduz a quantidade de lixo produzido, uma vez que os restos de alimentos são utilizados nesse processo.
Praticamente tudo o que descartamos em nossas casas pode ter uma nova utilização. No caso dos alimentos in natura, boa parte do que vai para o lixo pode ser aproveitado como alimento saudável para plantas, frutas e verduras.
Adotar a compostagem é uma das maneiras de transformar seu lixo em adubo orgânico, o húmus. Você pode usar na compostagem restos de frutas, verduras, legumes, assim como sementes, restos de alimentos cozidos ou estragados, folhas secas etc. O processo é simples e higiênico.
Você pode adquirir uma composteira ou fazer uma mini-composteira em casa. Com dois potes de sorvete você consegue simular uma caixa coletora de compostagem e produzir um pouco de adubo orgânico caseiro para seus vasos de plantas. Veja como fazer a compostagem abaixo:
1º Faça vários furos de drenagem no fundo de um dos potes de sorvete
2º Cubra com terra e adicione as cascas de legumes, verduras, folhas secas, restos de comida já triturados.
3º Cubra todas as cascas com terra, tampe e pronto!
Depois de cerca de 40 dias você terá feito um adubo orgânico com seus restos de alimentos. Faça alguns furos também na tampa para aumentar a oxigenação. Coloque o segundo pote embaixo do pote que você encheu com os restos de alimentos. Ele vai coletar o chorume que escorre durante a compostagem.
Por Douglas Alencar
Categoria: Compostagem, MÃdia Ambiental
Fonte: HomeopatiaBrasil.com.br