TEATRO DE FANTOCHES: ATIVIDADE LÚDICA E EDUCATIVA HISTÓRICA 👻

Teatro de fantoches, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação. O fantoche remonta aos tempos ancestrais e tem executado um papel significativo na história das civilizações. Evidências mostram que eram utilizados no Egito, em 2000 a.C., com o uso de figuras de madeira operadas com barbante.

Atualmente, muitos educadores utilizam os fantoches para auxiliar na formação dos alunos da educação infantil. Pois é uma prática que facilita a introdução de temas e matérias transversais, melhora a socialização na escola, estimula o entendimento de conceitos e a frequência da leitura. Além disso, o teatro de fantoches é uma ferramenta muito interessante de criatividade para seus criadores/executores, os quais exploram histórias e a tornam atrativas para os pequenos.

Nesse sentido, as integrantes do Programa Escola Verde (PEV), Maria Eduarda de Souza e Sthefany Fernandes, confeccionaram a base do cenário de um teatro de fantoches para ser utilizado nas atividades do PEV junto a crianças das diversas escolas que recebem o programa. Nos últimos dias 01 e 22 de outubro de 2022 elas compraram os materiais e colocaram a mão na massa, o resultado foi um belíssimo palco, que poderá ser ornamentado posteriormente.

Por Yan de Castro
Categoria: Teatro de Fantoches
Fonte: Teatro de fantoches. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teatro_de_fantoches.