ARBORIZAÇÃO: DA CONFECÇÃO DE MUDAS ATÉ O PLANTIO OU DOAÇÃO 🌱

Plantar árvores é uma das formas mais eficientes de se reverter os impactos ambientais da sociedade na natureza. Elas são indispensáveis no meio ambiente por possuírem diversas finalidades, entre elas: purificação e umidade do ar – capturando gases tóxicos e devolvendo oxigênio para a atmosfera, proteção do solo contra as intempéries e manutenção da fauna. Existem ainda vários motivos para se plantar árvores que vão além de seus benefícios objetivos, como: reduzir o impacto da produção de madeira e papel, aumentar a produção dos frutos e potencializar a atenção/consciência no presente.

Nesse aspecto, o Programa Escola Verde (PEV) e seus integrantes estão constantemente executando atividades de criação de mudas e plantio delas no ambiente urbano, além de promover o incentivo para que todos o façam através das publicações e da doação de mudas mantidas nos viveiros.

Com essa finalidade, o processo de produção de mudas até o seu plantio passa, por exemplo, pela reutilização de garrafas PET como base – atividade feita pelo Cicero Matheus em sua casa. Outro passo fundamental é a manutenção delas em um local com exposição solar e irrigação adequadas, para que cresçam antes de serem plantadas – é o que fez o integrante Carlos Eduardo na instituição parceira IFSertãoPE Campus Petrolina Zona Rural (IFSertãoPE CPZR), inclusive na Trilha Ecológica Inclusiva, projeto amplamente abraçado pelo PEV. A etapa final do processo é o plantio ou a doação, como fez a integrante Emanuelly Santos – que promoveu o plantio de mudas/arborização ao redor do bloco de laboratórios do Campus de Ciências Agrárias da UNIVASF – e o Carlos Eduardo mais uma vez – que junto a colegas promoveram a doação de mudas na VII Semana de Zootecnia e VII Workshop de Aquicultura e Pesca do Vale do São Francisco promovidos pelo IFSertãoPE CPZR.

Enfim, o plantio de mudas é uma atividade muito rica que contribui de forma excepcional para a preservação da natureza, com grande orgulho o PEV é incentivador destas atividades. Você pode obter mudas para arborização de sua comunidade nos procurando, basta entrar em contato através do e-mail programaescolaverde@gmail.com. Algumas mudas disponíveis são os pés de ipê (amarelo, roxo e rosa), Mulungu, pata de vaca Umbuzeiro, entre outros.

Por Yan de Castro
Categoria: Arborização
Fonte: Os benefícios do plantio de árvores para o meio ambiente. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/beneficios-plantio-arvores-meio-ambiente/.