VIVEIRO: ESPAÇO DE VIDA E POTENCIAL DE PRESERVAÇÃO DA NATUREZA 🌳

Um viveiro é um espaço no qual as plantas são germinadas e desenvolvidas até que atinjam uma maturidade ideal para, então, serem plantadas em áreas definitivas, através da comercialização ou doação das mudas. Em um viveiro de plantas é possível controlar fatores que afetam o desenvolvimento delas, como por exemplo a quantidade de chuva, a iluminação e a incidência de pragas.

O Programa Escola Verde (PEV) possui seu próprio viveiro de plantas que fica localizado no Centro de Ciência Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Petrolina-PE. Com o intuito de preservação da natureza, de manutenção do meio ambiente e de promover a educação ambiental, os integrantes do Programa mantêm constantemente esse espaço, a fim de que as mudas cresçam e se desenvolvam de forma adequada.

O viveiro do PEV, além de preservar as espécies nativas com a produção de mudas para atividades de arborização, tem um papel importante na educação ambiental ao possibilitar a visita de estudantes. Entre abril e outubro desse ano de 2022, integrantes do PEV se revezaram nas atividades de manutenção e de doação das mudas. No início do ano, Michael Douglas, acompanhado de Pedro Paulo e Bianca Silva, executaram tarefas de retirada de ervas daninha, cuidados de limpeza e precaução para que as mudas não enraizassem no chão com mais profundidade. Mais recentemente, a Emanuelly Santos, em conjunto a Renato Américo e Victor Macedo, tomaram essa responsabilidade e realizaram as tarefas de manutenção.

As pessoas que se interessarem pelas mudas, para arborização de suas comunidades, poderão nos procurar para receber, basta entrar em contato através do e-mail programaescolaverde@gmail.com. Algumas mudas disponíveis são os pés de ipê (amarelo, roxo e rosa), Mulungu, pata de vaca Umbuzeiro, entre outros.

Por Yan de Castro
Categoria: Viveiro
Fonte: Alimentação em Foco. Viveiro de plantas oferece benefícios aos cultivos. Disponível em: https://alimentacaoemfoco.org.br/o-que-e-viveiro-de-plantas/.