O Lixo Empresarial ou Comercial é aquele produzido em lojas, bancos, bares e todo tipo de empreendimento não industrial. Eles podem ser recicláveis, orgânicos, eletrônicos ou rejeitos, como o lixo doméstico. Porém, alguns itens podem ser mais recorrentes, como plásticos, papéis, restos de comida e embalagens.
Para empresas, a implantação de procedimentos que atendam a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é obrigatória. Assim, é fundamental que os empreendimentos já pensem sobre o lixo que produzem e as formas que irão descartá-los corretamente. Esse aspecto, além de estar no âmbito jurídico, está sendo levado em conta também pelos consumidores, que optam por empresas conscientes ambientalmente.
Nesse sentido, o integrante do Programa Escola Verde (PEV), Matheus Henrique Passos, promoveu, no mês de junho deste ano, a coleta de papelão em algumas empresas no centro de Petrolina-PE. Inicialmente, o estudante fez contato com algumas empresas que recebiam vários materiais ao longo da semana e obteve permissão para separação e junção do material. Em seguida, entrou em contato com a cooperativa Renascer para realizar a coleta e dar o destino correto.
Segundo Matheus, é impressionante a quantidade de material que as empresas geram em um curto período de tempo. Para ele, as empresas precisam se adequar e se preocupar com a separação destes materiais durante a execução do seu serviço, pois a quantidade de material produzido não é negligenciável ao longo da vida útil da empresa. Além disso, a possibilidade de reciclagem de inúmeros materiais é um potencial fonte de renda.
Por Yan de Castro
Categoria: Coleta Seletiva
Fonte: SANTA CECÍLIA RESÍDUOS. Para onde vai o lixo das empresas? Disponível em: https://santaceciliaresiduos.com.br/para-onde-vai-o-lixos-das-empresas/.